Polissemia musical

Polissemia é a propriedade da palavra em ter muitas significações, um fator linguístico presente em muitas letras e poesias. Os verbetes dos dicionários registram as principais significações de cada palavra. É a capacidade que um significante tem de possuir mais de um significado, ou seja, é polissêmico o vocabulário utilizado em várias acepções. Segundo o autor Othon M. Garcia que fala sobre a possível polissemia das palavras, elas são por natureza, enganosas, assim plurivalentes, e é por isso que o significado de uma palavra depende do contexto em que ela se insere. Elas são homônimas, apresentam a mesma grafia, fonia mas diferenciam-se apenas pela significação, apresentando ainda a mesma etimologia.

Exemplos de palavra polissêmica em diversos trechos musicais:

“Amiga da minha mulher” – Seu Jorge

Ela é amiga da minha mulher
Pois é pois é
Mas vive dando em cima de mim
Enfim enfim

Ainda por cima é uma tremenda gata (conotação: mulher bonita)
Pra piorar a minha situação
Se fosse mulher feia tava tudo certo
Mulher bonita mexe com meu coração
Ex: A gata da minha vizinha é muito arisca (Denotação: animal)

No caso das metonímias que geralmente são usadas para que não ocorra repetição em textos, a designação de uma entidade acontece através de um termo referente a outra entidade que com ela estabelece uma relação de contiguidade semântica, e não de semelhança como acontece com a metáfora. A metonímia, pode resultar de várias relações de substituição entre o todo e a parte, entre a causa e o efeito.

Segue abaixo um exemplo:
“Eu gosto muito de ouvir Chopin” (O nome do autor, Chopin, é usado em vez das suas composições musicais).

Leave a Reply

