Alô? Alô?

Centralizada no canal, tem como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Assim se caracteriza a Função Fática, e para exemplificar e entender melhor esta função, podemos observar os trechos das duas músicas abaixo.

Alô? Olha, eu só tenho um minuto
Por onde quer que eu vá vou te levar pra sempre
A culpa não foi sua
Os caminhos não são tão simples, mas eu vou seguir
Viajo em pensamento
Numa estrada de ilusões que eu procuro dentro do meu coração”

Na música acima, Um Minuto do cantor D’Black (aqui a letra completa), em destaque está a palavra alô, que representa a função fática, como linguagem de uma fala telefônica.

“Don’t you know?
And I don’t want to be the one to let you know
La la la la can you hear me
I don’t know
La la la la can you hear me
I don’t think so”

Tradução:
Você não sabe?
E eu não quero ser o único a deixar você saber
La la la la você pode me ouvir?
Eu não sei
La la la la você pode me ouvir?
Eu acho que não”

Já na música Martell, da banda The Cribs (aqui a letra completa), as frases destacadas são perguntas que representam o teste de contato do emissor com o receptor.

Leave a Reply

