Coldplay, registro de show ao vivo para os cinemas

“Coldplay lançará registro ao vivo Live 2012 nos cinemas”

No Brasil, o filme será exibido em 20 cidades, entre elas São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Os tempos de transitar pelo universo indie já passaram há tempos e o Coldplay continua sua jornada pela grande galáxia pop. Desta vez, de forma ousada, o grupo liderado por Chris Martin prepara um megalançamento para o seu primeiro DVD ao vivo em nove anos: diretamente nos cinemas do mundo todo, no dia 13 de novembro.

A lista de países que receberão a exibição é grande, de Argentina, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão até aqueles que não costumam estar no roteiro de iniciativas como esta, entre eles Guatemala, Honduras, Singapura, Malásia e Malta.”

O texto acima foi divulgado hoje pela redação online da revista Rolling Stone (Matéria completa aqui). Nesta notícia temos a função referencial como predominante, essa é uma das funções mais encontradas em textos, principalmente do gênero jornalístico, por conter as seguintes características: é informativa, narrativa e descritiva, apresenta fatos através de uma linguagem clara e objetiva, tráz uma linguagem denotativa e é sempre centrada sobre o referente. Seu objetivo é INFORMAR. Segundo Jakobson as mensagens referenciais são sobretudo centradas no referente (situacional, textual, real ou fictício).

Aproveitando a nóticia sobre a banda, segue abaixo parte traduzida da música No meu lugar do grupo britânico.

No meu lugar, no meu lugar
Haviam limites que eu não poderia mudar
Eu estava perdido
Eu estava perddo

Ultrapassei barreiras que não devia ultrapassar
Eu estava perdido
Por quanto tempo você vai esperar?
Por quanto tempo você vai pagar por isso?
Por quanto tempo você vai esperar?

Oh, por isso, sim.
Eu estava assustado
Cansado e despreparado
Mas vou esperar

E se você partir
E me deixar aqui sozinho
Ainda esperarei por você

Essa música nos apresenta um exemplo claro de função expressiva, possui as emoções e as opiniões do emissor expostas na primeira pessoa. Essa função é caracterizada pela predominância do próprio emissor da mensagem no texto, ou seja, é uma das mais importantes expressões para o ser humano, é a que lhe permite expressar os próprios sentimentos. É diferente da referencial pois expressa a subjetividade do indivíduo. Acima algumas marcações de função expressiva, o uso da primeira pessoa em evidência.

Leave a Reply

