Função poética na música brasileira

Na música, assim como na comunicação, a forma de expressar determinada ideia se torna tão importante quanto a mensagem. Atualmente a globalização está marcada pela velocidade com que as ideias e as mensagens são absorvidas pelo ser humano, somos impactados por inúmeros códigos ou expressões diferenciadas em nosso dia a dia, e é a forma de apresentar essas ideias que as tornam inesquecíveis em meio a inúmeros conteúdos simplesmente esquecíveis.

A música é um dos principais exemplos de linguagem poética, pois enfatiza a elaboração da mensagem de modo a ressaltar seu significado, como no caso do uso de rimas. Nessa linguagem o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros. Segundo Roman Jakobson, “a função poética não é a única função da arte verbal, mas tão somente a função dominante, ao passo que, em todas as outras atividades verbais, ela funciona como um constituinte acessório, subsidiário”. Aqui você pode conferir as características detalhadas sobre a função poética.

Abaixo, exemplo de um dos grandes cantores brasileiros, Lulu Santos, com a música Apenas Mais Uma de Amor: (destaca-se na música a combinação de palavras, gerando uma interpretação livre aos ouvintes)

Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Sub-entendido

Como uma ideia que existe na cabeça
E não tem a menor pretensão de acontecer

Eu Acho isso tão bonito
de ser abstrato,baby
A beleza é mesmo tão fugaz

É uma ideia que existe na cabeça
E não tem a menor pretensão de acontecer

Pode até parecer fraqueza
Pois que seja fraqueza então,
A alegria que me dá
Isso vai sem eu dizer

Se amanhã não for nada disso
Caberá só a mim esquecer
O que eu ganho, o que eu perco
Ninguém precisa saber

Leave a Reply

